Le Grouin

Le Grouin

A Hartigan projetou uma parede de contenção para habitação sustentável para a localização exposta onde anteriormente ocorreu erosão.

O Resultado

O sistema escolhido emite aproximadamente 97% menos GEE em comparação com paredes de contenção equivalentes em betão ou aço, e a sua capacidade de se tornar verde proporciona benefícios ambientais adicionais a longo prazo através do sequestro de carbono. Ao reutilizar materiais encontrados no local para o aterro, a quantidade de movimentação de veículos foi reduzida, diminuindo assim as emissões de carbono.

A realização

A utilização de materiais reciclados, em conjunto com geotêxteis, permite formar uma parede de contenção que pode ser hidrossemeada, onde a água é pulverizada com sementes e um substrato, e devido à pressão, tende a penetrar nos sacos geotêxteis. Após algumas semanas, os sacos ficaram cobertos de vegetação e, com o tempo, tornar-se-ão totalmente vegetados, com as raízes a ajudar a ligar ainda mais a parede. Com lagartixas verdes e uma variedade de insetos raros na localização, esta área tornará-se um habitat adequado e um corredor para essas espécies, ajudando ecologicamente a reduzir a fragmentação causada pela construção tradicional não sustentável.

O Desafio

O local é ecologicamente sensível, situado numa área turística chave e também é uma zona costeira.