O Resultado
A Hartigan foi incumbida de avaliar as implicações estruturais da modificação do edifício para acomodar um elevador de tamanho mínimo em conformidade com a norma BS EN 81-72. A revisão do projeto demonstrou que a superestrutura possui capacidade suficiente para gerir efetivamente a redistribuição de cargas e forças associadas a estas modificações.
A realização
Utilizando um modelo 3D no Tekla Structural Designer e baseando-nos em desenhos estruturais existentes que careciam de detalhes sobre a armadura, modelámos, analisámos e projetámos o edifício com base nos requisitos mínimos de armadura estabelecidos pelo Eurocódigo para segurança. A análise abrangeu tanto as estruturas existentes como as modificadas, avaliando o impacto da remoção de metade da parede frontal do poço do elevador (uma parede de cisalhamento) e da extensão da laje além dos suportes atuais, a fim de cumprir com a norma BS EN 81-72.
O Desafio
A revisão doprojeto confirmou que a superestrutura do edifício pode acomodar a redistribuição de cargas e forças. No entanto, os novos caminhos de carga e as alterações nas cargas exigiram um reforço estrutural. Isso inclui reparações no betão, reforço da parede restante do elevador com ligação de placas e aplicação de ligação de placas de aço nas lajes de todos os andares.